Faseolamina


FASEOLAMINA

Descrição
Extraída da planta Phaseolus vulgaris , a faseolamina é uma glicoproteína que funciona como inibidor de amilase e possui efeitos clinicamente comprovados para inibir a digestão e a absorção do amido, diminuindo peso que os carboidratos exercem no ganho de calorias da

alimentação. Consiste num pó creme com aroma característico.

Propriedades
Ao contrário dos antigos produtos para perda de peso, que continham cafeína ou anfetamina e produziam efeitos colaterais indesejáveis, a faseolamina atua de forma diferente. Ligando-se à enzima alfa-amilase, inibe a digestão do amido, que desta forma não é absorvido, deixando de adicionar calorias a dieta. Cada grama de faseolamina neutraliza 2.250 calorias de amido in vitro.

Indicações
Dietas de emagrecimento
Reduzir absorção de calorias provenientes de amido
Tratamento de diabetes mellitus em pacientes não dependentes de insulina
Efeitos Colaterais
Diarréia ocorreu no primeiro dia de tratamento, mas cessou nos dias subseqüentes. Em outro estudo, o inibidor de amilase provocou diarréia apenas em dosagens maiores e em dietas que continham apenas amido. A diarréia não foi observada quando a dieta continha também gorduras e proteínas.

Dose
A dosagem pode variar de 250 a 2000 mg/dia. Tomar uma ou duas doses imediatamente antes da ingestão dos alimentos contendo amido. Para atingir melhores resultados, reduzir o consumo de gorduras e açúcares.

Interações
A faseolamina pode ter seu efeito potencializado com a associação de : picolinato de cromo, vanádio, gymena, garcínia, L-carnitina.

Estudos Clínicos
Estudos clínicos constataram que o inibidor de alfa-amilase provocou a inativação de amilases, in vitro, e diminui a digestão de amido sólido de forma dor-dependente. A perfusão do inibidor no duodeno de humanos rapidamente inibiu de 94% a 99,9% da atividade intraluminal da amilase. Em outro estudo, 4 voluntários saudáveis receberam 50g de amido de arroz com placebo, e no segundo dia a mesma quantidade de amido com inibidor de amilase. Comparado ao placebo, o inibidor reduziu significativamente atividade da amilase em mais de 95% por 1 a 2 horas. Verificou-se um aumento nos carboidratos totais pós-prandiais. Outro estudo também constatou que o inibidor da amilase reduziu a absorção do complexo de carboidratos de íleo terminal. Um estudo feito em ratos concluiu que o inibidor de amilase altera a quantidade e o padrão de absorção de alimentos e reduz o ganho de peso.

Diabetes Mellitus
A ingestão da faseolamina com 50g de amido substancialmente reduziu os aumentos pós-prandiais nas concentrações de glicose e insulina, em voluntários saudáveis e em diabéticos, com resultados promissores no tratamento da diabetes mellitus. Redução significante nos aumentos pós-prandiais na glicose plasmática, peptídeo C e polipeptídeo inibidor gástrico também foi constatada em estudo no qual 8 pessoas receberam faseolamina junto de uma refeição contendo amido, gordura e proteínas. Pode ter um efeito benéfico em pacientes com diabetes mellitus ou que sofrem de obesidade.